Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Matilde Rosa Araújo

Nasceu em Lisboa em 1921. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa.

 

Exerceu a sua actividade profissional, como professora, na cidade do Porto.

 

Autora de livros de contos e poesia para o mundo adulto e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças, a sua temática centra-se em torno de três grandes eixos de orientação: a infância dourada, a infância agredida e a infância como projecto.

 

Tem-se dedicado, ao longo da sua vida, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.

 

É autora de alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre a educação do sentimento poético como mais valia pedagógica.

 

Recebeu os seguintes prémios no domínio da literatura para a infância:

 

Grande Prémio de Literatura para a Criança da Fundação Calouste Gulbenkian ex - aequo com Ricardo Alberty, em 1980; Prémio atribuído pela primeira vez, para o melhor livro estrangeiro (novela O Palhaço Verde) pela Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil, em 1991; Prémio para o melhor livro para a infância publicado no biénio 1994-1995, pelo livro de poemas Fadas Verdes, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996.

Contacte-nos

Obrigado

O seu formulário foi submetido com sucesso.