Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Beatriz Pacheco Pereira

Nasceu no Porto a 26 de Junho de 1951. Licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e na Universidade do Porto, onde concluiu a Licenciatura. Foi Bolseira do British Council em 1971 e é Bacharel em “English Studies” pela Universidade de Cambridge (1986). Escreveu as primeiras linhas sobre cinema, ainda criança. Em 1981, fundou, com Mário Dorminsky e José Manuel Pereira, o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, actualmente um dos mais conceituados no mundo e o maior festival de cinema em Portugal.
 
Depois de 1982, no jornal o Primeiro de Janeiro foi a primeira mulher a ter uma coluna de crítica de cinema num jornal diário em Portugal. Mais tarde alargou a sua colaboração a outros jornais, revistas e televisão, como especialista em cinema e comentadora dentro das áreas da Educação e Política Cultural.
 
Depois de vários livros sobre cinema, iniciou-se na ficção literária em 2003 com um conjunto de contos, As Fabulosas Histórias Dela. Seguiu-se o romance Tratado dos Anjos, um livro de crónicas, Do Porto e do Olhar e outro sobre as mulheres de carreira, de título O Porto e as Suas Mulheres. Em 2007 publicou novo volume de contos, O Amor Absurdo e outras Histórias Improváveis. Bianca e o Dragão é o seu segundo romance que tem, tal como a sua restante produção literária, a cidade do Porto como cenário.

Contacte-nos

Obrigado

O seu formulário foi submetido com sucesso.